Bom, no 2 semestre foi solicitado pela professora uma casa residencial de apenas 60 m² . Foi criado um "fake" morador chamado Eduardo Andrade, de 26 anos, diplomata, que morou na Australia e gosta bastante da natureza e seu hobby favorito é a leitura. Com todos esses dados, e com a visita ao terreno ( localizado no lago sul ) começei a ter algumas ideias para o projeto. Primeiro defini que a melhor vista seria para o norte, onde se encontra o lago paranoa e a 3ªponte. Depois defini que a casa seria de dois pavimentos, e com eles iria brincar com os niveis de cada ambiente. Falando em ambientes, a metragem de cada um é de acordo com o conforto desejado, logo, no quarto e a sala são os ambientes maiores da casa, já o lavabo e area de serviço estão na metragem minima permitida, a cozinha e o banheiro estão um pouco a acima do minimo permitido. O conceito que usei foi a interação externo-interno atraves do uso de janelas e vidros fixos por toda residencia, contribuindo não só para essa interação como também para a redução do uso de energia eletrica.
PLANTA DE LOCAÇÃO HUMANIZADA
PLANTA BAIXA TERREO HUMANIZADA
PLANTA BAIXA 1º PAVIMENTO
CORTE FACHADA SUL
O uso de brises na fachada sul e oeste diminue a incidencia de raios solares, pois a maior parte do dia, o sol se encontra nessas direções.
FACHADA NORTE
Encontra-se o espelho d'agua que desagua na piscina.
FACHADA LESTE
FACHADA OESTE
Na area de serviço descoberta, há uma parede de cobogo que facilita a ventilação e cria um ambiente diferente.
MAQUETE
Pronto, ôô casinha que deu trabalho!
Nathália Oliveira Amaral
Oi Nathália. Meu nome é Murilo e sou arquiteto formado aqui em Goiás.
ResponderExcluirSua iniciativa de bolar um blog com suas propostas é louvável e só vem a te acrescentar, pois seu projeto estando em meio público será alvo de críticas e sugestões.
A sua proposta está boa, creio que você ter tirado uma boa nota. Certamente alguns ajustes teriam que ser feitos neste projeto (banheiro, escada, estrutura, orientação solar, etc.). Mas dentro do conteúdo da disciplina creio que o objeto foi muito bem alcançado. É continuar nesse ritmo para se tornar uma boa arquiteta.
Até mais.