terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Casa Andrade- 60m²

Bom, no 2 semestre foi solicitado pela professora uma casa residencial de apenas 60 m² . Foi criado um "fake" morador chamado Eduardo Andrade, de 26 anos, diplomata, que morou na Australia e gosta bastante da natureza e seu hobby favorito é a leitura. Com todos esses dados, e com a visita ao terreno ( localizado no lago sul ) começei a ter algumas ideias para o projeto. Primeiro defini que a melhor vista seria para o norte, onde se encontra o lago paranoa e a 3ªponte.  Depois defini que a casa seria de dois pavimentos, e com eles iria brincar com os niveis de cada ambiente. Falando em ambientes, a metragem de cada um é de acordo com o conforto desejado, logo, no quarto e a sala são os ambientes maiores da casa, já o lavabo e area de serviço estão na metragem minima permitida, a cozinha e o banheiro estão um pouco a acima do minimo permitido. O conceito que usei foi  a interação externo-interno atraves do uso de janelas e vidros fixos por toda residencia, contribuindo não só para essa interação como também para a redução do uso de energia eletrica.

PLANTA DE LOCAÇÃO HUMANIZADA



PLANTA BAIXA TERREO HUMANIZADA
PLANTA BAIXA 1º PAVIMENTO

CORTE
FACHADA SUL
O uso de brises na fachada sul e oeste diminue a incidencia de raios solares, pois a maior parte do dia, o sol se encontra nessas direções.



FACHADA NORTE
Encontra-se o espelho d'agua que desagua na piscina.

FACHADA LESTE


FACHADA OESTE
Na area de serviço descoberta, há uma parede de cobogo que facilita a ventilação e cria um ambiente diferente.


MAQUETE



Pronto, ôô casinha que deu trabalho!


Nathália Oliveira Amaral

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Estudo de referência !


Capela Gru

Guarulhos, SP. 2009
Arquiteto Yuri Vital

Em um dos subúrbios de Guarulhos, localizada próximo do Aeroporto internacional de Cumbica, foi solicitada a construção de uma igreja evangélica. O cliente solicitou um projeto cujo qual fosse uma referência na região e ao mesmo tempo tivesse um custo bastante reduzido, encaixando-se nas necessidades do local.







Juntamente a capela, foram também solicitadas outras áreas, ou seja, uma biblioteca, uma área administrativa, uma lanchonete, além dos sanitários e estacionamento. Estes por sua vez possuem também um acesso independente ao da capela, pois estes setores podem ser utilizados em horários diferentes ao do culto. Assim o publico pode acessar todos os demais ambientes pela capela ou não.




O acesso por uma ponte ao interior da capela tem o objetivo de isolar o local sagrado do entorno mundano. Essa ponte funciona como uma conexão de transição de mundo para os fieis, que se inspiram ao entrar no local divino.


Uma cruz é inserida na fachada com a função de contra-ventar a estrutura principal e a pele de cobogós localizada na fachada frontal do projeto, além de re-saltar o símbolo da religião ali existente.

O mezanino é bi-apoiado, ou seja, parte de seu apoio esta em uma das paredes laterais e a outra parte é descarregada por pequenos apoios em estrutura metálica. A cobertura é feita com telha metálica térmica apoiada em treliças plana que por sua vez é engastada nas duas laterais da igreja. Nesta cobertura aparecem dois sheds para a iluminação zenital da capela, sendo estes vedados por uma lamina de vidro temperado laminado.

A madeira usada no interior da capela torna o local mais confortável e agradável, sendo assim utilizados dois tipos de madeira, uma para indicar local de circulação e a outra permanência.
Os bancos inteiros são uma leitura as antigas capelas, pois elas facilitam a organização e ajudam na diminuição do custo, além de proporcionar uma maior maximização da área.
O elemento vazado, cobogó, torna-se um papel importante na concepção da capela, pois ele possui todas as características necessárias para o sucesso do projeto, como o sombreamento, a insolação e ventilação sem contar a acústica, pois neste ambiente terá uma banda ao vivo tocando durante o culto.



Nathália Oliveira

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

OSCAR NIEMEYER

Trabalho final de THAU( Teoria e historia da arquitetura e urbanismo) do 1ºsemestre, foi sobre as obras realizadas de Oscar Niemeyer até Brasília. Escolhi apresentar sobre a Igreja São Francisco de Assis da pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa obra prima de Niemeyer não foi reconhecida pelas autoridades eclesiásticas e assim, o estabelecimento ficou trancado por aproximadamente 14 anos. A causa desse espanto foi a ousadia nas formas atraves da utilização de abobadas que contradiziam todas igrejas ate então construidas. No interior da igrejinha, há uma via sacra realizada por Cândido Portinari, o jardim é assinado por Burle Marx, Ceschiatti esculpiu o batistério. Hoje, a capela é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e é a obra mais conhecida da pampulha. É, esse trecho foi um pouco da minha apresentação.. Nesse trabalho tive que fazer uma maquete da obra.. então seguem as fotinhas da maquete ( menos xexelenta) . Só um detalhe, a maquete não esta na escala.. foi no olhometro mesmo.. heehe !





é isso ai ! :)
Nathália Oliveira 

domingo, 5 de dezembro de 2010

Churrasqueira

O segundo projeto do primeiro semestre, foi a criação de um conjunto de churrasqueiras publicas. Também localizado no parque da cidade, esse projeto possui uma forma que nasceu da junção de circulos. É composto por um banheiro universal, uma mesa para 12 pessoas,e um local para a churrasqueira com pia e bancada. Foi criado uma parede de cobogó na forma de semicirculo para proporcionar a integração com o ambiente interno-externo e facilitando a ventilação do ambiente.

Mais uma maquete (xexelenta). Só para tentar tornar a ideia real :)


E fiz também no cad, a maquete eletronica: 


Nathália Oliveira

sábado, 4 de dezembro de 2010

Abrigo


Primeiro semestre, primeiro projeto. Solicitado pelo professor, esse abrigo contemplativo é publico e se encontra no parque da cidade. Como referencia, tomei os eixos de Brasília. No local dos eixos norte e sul projetei a cobertura e no eixo monumental ficou o um grande pilar e o deque. Sem curvas, criei uma estrutura que pudesse proporcionar um aconchego e uma vista de 180º para a lagoa do parque. Usei concreto armado em toda estrutura para facilitar o desempenho da cobertura que é em balanço e por ser obra publica, o uso de materiais refinados não são aconselháveis. Todo o mobiliário do abrigo também é de concreto.Bom, para apresentar o projeto ao professor, foi necessário fazer uma maquete(foto). É isso ai, espero que tenham gostado do meu humilde projeto que homenageia a nossa cidade :)

Nathália Oliveira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

NASCEU!!

ALELUIA! Nasceu meu mais novinho filhote! Esse blog custou para sair, viu? Depois de 2 semestres, tive tempo e um pouquinho de coragem para cria-lo! Enfim, nasceu! Bom, aqui  pretendo postar todos os meus projetos da faculdade. Foi uma forma que encontrei para registrar e demonstrar minhas criações e minha evolução durante curso. Próximos posters, será sobre os projetos do 1º e 2º semestre. Desejo MUITO que gostem, e aceito MUITO mais, suas criticas e opiniões :)


Nathália Oliveira